Se Você for um Profissional

 

 

Se Você for um Profissional…

A.A. quer trabalhar com você.

A cooperação com a comunidade profissional é um dos objetivos de A.A. desde os primeiros tempos de nossa Irmandade. Estamos sempre buscando fortalecer e expandir nossa comunicação com você e seus comentários e sugestões são muito bem-vindos. Eles nos ajudam a trabalhar mais efetivamente para alcançarmos nosso propósito comum, que é ajudar o alcoólico que ainda sofre.

 

Um recurso para o Profissional que Trabalha no Campo do Alcoolismo

Os profissionais que trabalham com alcoólicos compartilham um propósito comum como Alcoólicos Anônimos: ajudar o alcoólico a deixar de beber e levar uma vida produtiva e saudável.

Alcoólicos Anônimos é uma irmandade sem fins lucrativos, auto-suficiente e totalmente independente – “não estamos ligados a nenhuma seita ou religião, nenhum movimento político, nenhuma organização ou instituição”. Contudo A.A. está apto a servir como um recurso para você graças à sua diretriz de “cooperação sem afiliação” com a comunidade profissional.

Podemos servir como uma fonte de experiências pessoais com o alcoolismo e também como alternativa de apoio contínuo para a recuperação de alcoólicos.

Como o Programa Funciona?

O propósito primordial de A.A. , como afirma nosso preâmbulo, é “… mantermo-nos sóbrios e ajudarmos outros alcoólicos a alcançarem a sobriedade”

O único requisito para tornar-se membro de A.A. é o desejo de parar de beber. Não se pagam taxas ou mensalidades; somos auto-suficientes graças ás nossas próprias contribuições. Os membros compartilham entre si suas experiências pessoais na recuperação do alcoolismo e apresentam ao recém-chegado os Doze Passos de A.A. para a recuperação pessoal e as Doze Tradições que sustentam a Irmandade.

Reuniões. As reuniões constituem o coração do programa de A.A. e são conduzidas de maneira autônoma pelos vários grupos de A.A. espalhados por cidades no mundo inteiro. Qualquer pessoa pode assistir às reuniões abertas de A.A. . Estas geralmente consistem em depoimentos proferidos por um ou mais membros que compartilham suas impressões sobre sua doença e sua presente recuperação em A.A. . Algumas reuniões abertas – para as quais são convidados profissionais, imprensa, e público em geral – são realizadas com o propósito de levar informação a respeito de A.A. ao público não-alcoólico ( e eventualmente ao alcoólico também). As reuniões fechadas destinam-se exclusivamente a alcoólicos.

Alcoólicos em recuperação em A.A. costumam assistir a várias reuniões por semana.

Anonimato. O anonimato ajuda a Irmandade a reger-se por princípios e não por personalidades, e a atuar por atração e não por promoção. Compartilhamos abertamente nosso programa de recuperação, mas não mencionamos os nomes dos indivíduos que participam dele.

O que A.A. NÃO faz?

A.A. não faz campanha de motivação para alcoólicos se recuperarem, nem faz campanhas para angariar membros. Não faz pesquisas, nem as patrocina. Não mantém registros de freqüência de seus membros, nem de suas histórias. Não se afilia a “conselhos” ou agências sociais (embora os membros de A.A., os grupos e seus servidores possam cooperar com eles). Não faz acompanhamento e nem controla nenhum de seus membros. Não faz diagnósticos nem emite pareceres médicos ou psiquiátricos. Não fornece serviços de enfermagem ou de desintoxicação, nem remédios ou qualquer tipo de tratamento médico ou psiquiátrico, e nem patrocina hospitalização. Não oferece serviços religiosos. Não se engaja na educação sobre o álcool. Não fornece abrigo, alimento, roupa, emprego, dinheiro ou outros serviços de assistência social. Não fornece orientação em questões domésticas ou vocacionais. Não aceita dinheiro por seus serviços e nem qualquer contribuição material vinda de fontes de fora de A.A. . Não fornece cartas de referência para tribunais, advogados, agências sociais, empregadores, etc…

Encaminhamento de Possíveis Membros por Tribunais e Instituições de Tratamento

Atualmente muitos membros de A.A. chegam à Irmandade enviados por tribunais e instituições de tratamento. Alguns chegam de livre e espontânea vontade, outros não.

A.A. não faz discriminação contra nenhum possível membro. Quem fez o encaminhamento a A.A. não é o que nos interessa – é o bebedor-problema que desperta nosso interesse.

Comprovante de comparecimento às reuniões. Às vezes o tribunal pede um comprovante de comparecimento do possível membro às reuniões de A.A. .

- Alguns grupos, com o consentimento do possível membro, assinam ou rubricam, através de seu secretário, o documento fornecido pelo tribunal., junto com um envelope endereçado ao mesmo. A própria pessoa encaminhada coloca sua identificação e remete o documento de volta ao tribunal, como comprovante de comparecimento.
Outros grupos cooperam de modo diferente. Não há uma norma de procedimento. O modo e a extensão do envolvimento de qualquer grupo nesse processo compete inteiramente a cada grupo.

Unidade de Propósito e outros Problemas além do Álcool

O alcoolismo e a dependência de drogas muitas vezes são identificados como “abuso de substância” ou “dependência química” . Muitas instituições de tratamento portanto encaminham alcoólicos e não-alcoólicos a A.A. e os encorajam a participar das reuniões quando estes deixam as instituições. Qualquer pessoa pode participar de reuniões abertas de A.A. . Contudo apenas pessoas com problemas de bebida podem participar das reuniões fechadas ou tornar-se membros de A.A. . Pessoas com outros problemas além do alcoolismo podem tornar-se membros de A.A. somente se tiverem problema com a bebida.

Como Fazer Encaminhamento a A.A. ?

Alcoólicos Anônimos consta das listas telefônicas em quase todas as localidades. (Alguns profissionais telefonam para A.A. enquanto a pessoa ainda está em seu consultório, dando assim ao indivíduo a oportunidade imediata de estender a mão pedindo ajuda.)

Você também pode entrar em contato com o Escritório de Serviços Gerais de Alcoólicos Anônimos, para pedir ajuda e informações, escrevendo para Caixa Postal 3180 – CEP 01060-970 – São Paulo – SP , ou telefonando para (0xx11) 3229-3611. Em Santa Catarina faça contato com o COMITÊ DE ÁREA DE ALCOÓLICOS ANÔNIMOS EM SANTA CATARINA – CAAASC – RUA CONSELHEIRO MAFRA, 220 – CEP 88.010-100  – EDIFÍCIO DESEMBARGADOR ANTERO DE ASSIS – 5° ANDAR – SALA 504 – CAIXA POSTAL 696 – CEP 88.010-970 – FONE/FAX (48) *3224-6713 – E-mail: eslsede@sc.aabrasil.org.br – Site: www.aa-areasc.org.br – FLORIANÓPOLIS – SANTA CATARINA – BRASIL.

FONTE: Literatura de A.A. – Livreto “ Se Você for um Profissional”

Os comentários estão encerrados.